Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Você está em:

Blog

2º Encontro de Comunidades do Uruguai!

Postado em 12 de Novembro de 2015
anterior proxima
Minka Minka
Apresentando temas na plenária Apresentando temas na plenária

Queridos amigos,

Común Tierra segue em rota pelo Uruguai fazendo muitos eventos, atividades educativas e visitando projetos, e um dos eventos que participamos foi o Encontro Nacional de Comunidades do Uruguai.


O encontro passou de 7 e 8 de Novembro, em "La 23" comunidade ecológica nas serras de Rocha e reuniu 60 adultos mais muitas crianças de vários projetos do Uruguai. Estes encontros haviam passado há muitos anos, mas deixaram de ser organizados por alguns anos e desde 2014 foram retomados, assim que 2015 foi a segunda edição desse novo momento.

O objetivo da reunião era ser mais interna e ter um espaço para as comunidades compartilharem experiências e aprendizagens comuns. O evento foi organizado de uma forma muito familiar e pessoal, conectando projetos do Uruguai e criando um espaço para apoio mútuo. 


ESPAÇO ABERTO

No primeiro dia se realizou um “espaço aberto” tratando de vários temas como: comunicação, pensamentos comunitário, conexões com o mundo exterior, governança, renda e ingressos, estilo de vida nômade e sedentário, espiritualidade, infra-estrutura, etc.  


Círculo sobre eco nomadismo

Depois de discutir estas questões em grupos de trabalho, as aprendizagem foram compartilhadas numa plenária. 

También este día hubo una presentación de redes de comunidades internacionales donde nosotros con Común Tierra presentamos junto con nuestra amiga Lucia Battegazzore la experiencia de la Rede CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina) e GEN (Rede Global de Ecovilas) fazendo um convite ao Uruguai para participar Rede.  O grupo estev muito interessado e tivemos uma linda conversa. Ao final se decidiu que Uruguai vai trabalhar para consolidar-se localmente como rede primeiro e tomar a decisão no próximo encoentro sobre seu vínculo mais direto com CASA. 

MINGA (MUTIRÃO)

No domingo entre todos fizemos uma Minka (mutirão) trabalhando juntos para ajudar a construir um parque no projeto. Diversos grupos se reuniram para: construir um fogão de barro, trabalhar na terra, limpar o terreno e cuidar das árvores. 


Leti trabalhando em dupla com a barriga!


Fazendo um fogão comunitário.

Percebemos uma bonita rede de amizade e cooperação entre os projetos do Uruguai, muito familiar e próxima. Também vimos um interesse em consolidarem-se localmente conectando mais os projetos do país para logo seguir em relação mais direta com outras redes internacionais. Algo muito maduro!  

Ao mesmo tempo já vemos frutos desses encontros: já existe um grupo de trabalho da rede que está investigando o tema de posse grupal da terra para apoiar projetos de comunidade. Também estão fazendo um mapeamento das comunidades e projetos no pais além de reunir alguns voluntários para apoiar com a comunicação. O encontro de 2016 será em Terra Arco-Íris, próximo a Montevideo. Segue o caminho!

Um circulo de palavra e escuta, com dança e celebração encerraram esse bonito encontro. Aguyjevete, Uruguay!

Saludos de Común Tierra!
  

Comentários

  • olga Morente Batiste, dia Postado em 20 de Novembro de 2015

  • , dia Postado em 14 de Novembro de 2015

Comente neste post

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio