Comun Tierra

Uma Exploração de Comunidades Sustentáveis na América Latina.

Técnicas Utilizadas

  • Agricultura Orgânica

    Técnica de cultivo de alimentos que mantém as estruturas do solo sem alterar suas propriedades, utilizar produtos químicos ou sementes transgênicas. A agricultura orgânica utiliza culturas que fazem melhores usos do solo incluindo técnicas como: cultivo rotativo de alimentos (por período e clima no ano), compostagem, controle biológico de pragas, uso de esterco animal e adubos naturais.

  • Água

    Estratégias que melhoram a utilização dos recursos hídricos locais, que podem ser: reaproveitamento de águas de chuvas, estratégias de irrigação, métodos de captura e armazenamento de águas, reutilização das águas cinzas (pias, chuveiros), etc.

  • Energias Renováveis

    Energia proveniente de recursos naturais (que são naturalmente reabastecidos) com utilização de equipamentos menos ou nada poluentes. Alguns exemplos são: Solar (painéis fotovoltaicos, aquecedores ou fogões solares); Eólica (moinhos ou turbinas que usam o vento); Hidráulica, (força das águas) e Geotérmicos (uso de águas quentes e vapores do interior da terra).

  • Bioconstrução

    Construções que utilizam princípios sustentáveis de concepção e desenho como: não agressão do local, melhor utilização de materiais (naturais, provenientes do local, ou reciclados) e design com melhor aproveitamento dos espaços para que requeiram o mínimo de recursos possível. O processo tem alta planificação e inúmeros detalhes o que garante longa durabilidade e fácil manutenção.

  • Educação

    Locais que contemplam diferentes tipos de atividades educativas para disseminar conhecimento holístico e sustentável, incluindo: seminários, workshops, eventos e programas de estudo.

Copyright © 2010 Común Tierra. All rights reserved. Desenvolvido por dzestudio